sábado, 17 de abril de 2010

O que é Ciência?



Thomas Kuhn (1922–1996)

Kuhn disse que a busca por uma verdade objetiva não é o real objetivo da ciência, mas que a ciência é, em essência, um método para resolver problemas usando, para isso, um sistema de crenças da atualidade. Esse sistema de crenças e valores se manifesta por meio de uma série de procedimentos experimentais que produzem resultados que, por sua vez, reforçam o sistema original de crenças e valores. Kuhn chama esses sistemas de paradigmas. De uma maneira geral, os cientistas passam a maior parte do tempo fazendo ciência normal, ou seja, trabalhando com um paradigma específico.


Karl Popper (1902–1994)

Karl Popper ainda tem a definição de ciência mais incisiva e eficaz: a ciência é o conhecimento que se pode provar ser falso – em seu jargão, ciência é o que pode ser falseado. Segundo Popper, a ciência é um exercício contínuo de refutação. Cada experimento e observação pretende contradizer a teoria aceita. A ciência nada mais é do que o conjunto de teorias livres dos esforços de falsificação dos cientistas. Popper coloca a dúvida sistemática como o fundamento da abordagem científica. Os cientistas são movidos pela ambição de descobrir e publicar as observações que contradizem as teorias aceitas em seu tempo – o que Thomas Kuhn (o filósofo anterior) denomina “paradigma du jour” ou “paradigma do dia”.

Muitos filósofos tentaram determinar a verdadeira natureza da ciência. No final do século XX, pontos de vista antagônicos sobre a ciência levaram ao que chamamos de “guerras científicas”. Por sorte, as únicas vítimas foram uns poucos acadêmicos com credibilidade e prestígio feridos. De fato, torna-se difícil estabelecer um consenso sobre o que é realmente Ciência.

Retirado de http://www.wfsj.org/course/pt/pdf/mod_5.pdf em 17/04/2010.

O que é Tecnologia?


• A tecnologia é um conhecimento prático derivado direta e exclusivamente do desenvolvimento do conhecimento teórico científico através de processos progressivos e acumulativos, onde teorias cada vez mais amplas substituem as anteriores. Nessa perspectiva a tecnologia é um conhecimento prático (pelo menos desde o final do século XIX) derivado diretamente da ciência, do conhecimento teórico.

Referência: ACEVEDO DÍAZ, J. A. Cambiando la práctica docente en la enseñanza de las ciencias a través de CTS. Biblioteca Digital da OEI (Organização de Estados Iberoamericanos para a Educação, a Ciência e a Cultura, 1996. .

• Em sua totalidade, a tecnologia abrange não somente os produtos artificiais fabricados pela humanidade, assim como os processos de produção, envolvendo máquinas e recursos necessários em um sistema sócio-técnico de fabricação. Além disso, engloba também as metodologias, as competências, as capacidades e os conhecimentos necessários para realizar tarefas produtivas, além é claro, do próprio uso dos produtos colocados dentro do contexto sócio-cultural.

Referência: (LAYTON, D. Revaluing the T in STS. International Journal of Science Education, 1988, 10(4): 367-378).


• Na medida em que muda os padrões, a tecnologia também cria novas rotas de desenvolvimento. Portanto, trabalhar com tecnologia é trabalhar com algo dinâmico. O que hoje é ponta, amanhã é obsoleto, exigindo novos procedimentos, conceitos e atitudes para inovar. A tecnologia faz parte do acervo cultural de um povo, por isso existe na forma de conhecimento acumulado, e por essa mesma razão está em contínua produção. A tecnologia em si constitui-se, portanto, como uma forma de conhecimento e todas as tecnologias são produtos de todas as formas de conhecimento humano, produzidos ao longo da história.

Referência: (Veraszto, E. V., Silva, D., Barros Filho, J., Roesler, P. H., Pereira Junior, A. A.).

Um comentário:

  1. Pessoal,
    só queria colocar um pouqunho de fogo na fogueira: a ciência não é algo só experimentalista. Há vários métodos e procedimentos de pesquisa que têm um rigor tão forte quanto o dos métodos experimentais.
    abraço,
    Keila

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