domingo, 25 de abril de 2010

CONCLUSÃO - A Diversidade Cultural

Caros (as) leitores (as),

essa foto representa "todo o nosso trabalho".

Por esse motivo ela não poderia estar em outro lugar a não ser em nossa conclusão.

Sem a generosidade, a disponibilidade, a paciência e atenção dessas pessoas nosso trabalho não seria concluído com sucesso.

De um modo geral, quando perguntamos a essas pessoas questões mais diretas como, por exemplo, o que é tecnologia, tivemos respostas muito semelhantes, ao passo que quando perguntamos questões mais pessoais, por exemplo, como a tecnologia interfere na vida de cada um e na sociedade ao redor, percebemos o quão diferente as pessoas pensavam.

Para as nutricionistas do R.U. (Restaurante Universitário) a tecnologia as auxiliava a servirem o grande número de pessoas que nele se alimentam todos os dias. Ressaltaram que sem os processadores para cortar os alimentos ou os grandes fornos isso não seria possível.

Quando fizemos a mesma pergunta ao Prof. Eudes ele nos respondeu que antes tinha que levantar para mudar um canal da T.V. e que as pessoas iam trabalhar de cavalo ou charrete, mas hoje em dia isso não ocorre mais e por mais estranho que possa parecer o físico aluno de mestrado Felipe Kopel deu uma resposta praticamente idêntica, então, intrigados começamos a pensar o porquê disso.

Percebemos uma semelhança; os dois são físicos, no entanto o Prof. Valdecir também é, e ainda assim deu uma resposta diferente dos dois.

Uma coisa é certa. Tanto o Prof. Eudes quanto o aluno de mestrado Felipe Kopel interpretam a pergunta da mesma maneira devido às experiências e fatores socioculturais que fizeram com que tivessem a mesma visão acerca de uma pergunta com respostas tão amplas.

Não existia em nosso questionário resposta certa ou errada, mas sim a visão da realidade e conseqüentemente do bacharel em ciência e tecnologia que cada pessoa tem.

Demonstramos "A visão da UFABC sobre o Bacharel em Ciência e Tecnologia" e percebemos que existe uma maior diversidade do que semelhança cultural entre essas pessoas o que fez com que obtivéssemos respostas tão diferentes sobre um mesmo assunto, de certa forma a mensagem que queremos deixar é a de que o operário, a nutricionista, o bibliotecário, o técnico administrativo, o professor ou qualquer outro profissional ou estudante que pertença à comunidade da UFABC tem o direito de expressar-se, expor suas idéias e as mesmas serem respeitadas e ouvidas e somente depois de analisadas e refletidas possam ter um julgamento.

Hoje nós esperamos ter feito um trabalho que seja útil, não só para a comunidade da UFABC, mas também para toda a sociedade, sabemos que o nosso trabalho não é grandioso, no sentido de ter grandes proporções, mas com certeza tem um valor importante para todas as pessoas que participam dessa comunidade (UFABC).

3 comentários:

  1. Muito bem escrita a matéria.
    Todos os alunos da UFABC deveriam ler os artigos e assistir aos videos postados aqui no blog, não apenas pela simples divulgação do conteúdo mas também para o entendimento da importância que possuem as disciplinas de sociologia na graduaçã de qualquer profissional.

    ResponderExcluir
  2. Pessoal,
    não comecem um blog pela conclusão. Quem abre um blog quer ver uma apresentação, ok?
    Keila

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo trabalho!!!
    Muito bem feito, gostei do trabalho de campo, das entrevistas e do cuidado com as informações.
    abs,
    Keila

    ResponderExcluir